A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec –, vai oferecer estas vagas em cursos nas áreas de indústria, comércio, serviços e artes. A oferta é destinada àqueles que estão matriculados na rede pública estadual de ensino e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A oferta destas qualificações se dará por meio de parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Escola Técnica de Artes (ETA), vinculada à Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Capital e interior

Os cursos serão ofertados em escolas do Estado localizadas nos municípios de Viçosa, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Maceió e Teotônio Vilela e que já trabalham com o Programa Brasil Profissionalizado. A divulgação dos cursos a serem ofertados e a mobilização da comunidade se dará por meio de visitas às escolas de Ensino Médio da rede estadual e em feira de cursos, no período de 17 a 21 do corrente mês, no ginásio do Cepa.

A meta da SEE é que, a partir de 2012, a oferta de vagas nestes cursos tenha aumento progressivo, permitindo o atendimento a todos os alunos do Ensino Médio que fizerem a opção de se qualificar para o mercado de trabalho.