Estão abertas até sábado, inscrições para 4 mil vagas em cursos técnicos oferecidos na modalidade de educação a distância. Interessados devem se cadastrar apenas pela internet, no endereço www.seep.com.br. Podem participar jovens que cursam a partir do 2º ano do ensino médio ou que já concluíram esse nível de ensino.

Oitenta por cento das vagas serão destinadas a estudantes da rede pública. Biblioteconomia, hospedagem, logística, comércio, administração, informática e segurança do trabalho são os cursos oferecidos, todos com um ano e meio de duração. As aulas começarão em 9 de abril. Haverá 18 polos instalados em 18 cidades pernambucanas.

A iniciativa é realizada pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Rede e-Tec Brasil, programa do governo federal. Ao se inscrever, o estudante escolhe o polo e o curso que deseja e, em seguida, agenda a data para a realização da prova de seleção, que é presencial e ocorrerá na cidade indicada por ele. O resultado da seleção será divulgado em 4 de abril.

Os cursos acontecerão em três turnos: manhã (8h30 às 11h30), tarde (14h às 17h) e noite (18h às 21h). Os estudantes assistirão às aulas através de um ambiente virtual. Terão à disposição videoaulas, apostilas com os conteúdos e materiais complementares. O aluno terá que, obrigatoriamente, uma vez por semana, comparecer ao polo de ensino para assinar a frequência eletrônica.